Durante a gestação, várias mamães passam por um verdadeiro sonho: cabelos fortes, brilhantes e sem queda. Isso acontece por conta dos hormônios estrógeno e progesterona que, durante a gravidez, dominam e estão em constante atividade. Porém, no período pós-parto o sonho vira pesadelo para 50% das mulheres: os cabelos ficam sem vida e a queda acentua-se.

Embora muitas pensem que a queda de cabelo se deva à amamentação, nada tem a ver. Esta situação se deve aos hormônios e à parte nutricional, podendo-se verificar num período que vai de quatro a seis meses. Após o nascimento, está na hora dos hormônios femininos e masculinos se regularizarem e voltarem à normalidade, o que faz com que os fios caiam. A par disso, o estresse também é um fator determinante na acentuada perda de cabelo.

Assim, para combater a queda dos fios e mantê-los bonitos durante o pós-parto, nada melhor do que seguir algumas dicas de beleza! Porém, convém avisar que caso algum sintoma anormal ou estranho persista, é importante consultar um dermatologista.

Dicas para um cabelo pós-parto perfeito

Pentear e prender os cabelos com delicadeza

Uma vez mais, adaptar a uma nova rotina nem sempre é fácil, pelo que muitas vezes as mamães cometem o erro de pentear e prender os cabelos de forma brusca. Contudo, isso não se deve fazer dado que os fios estão fragilizados. O ideal é penteá-los e prendê-los de forma delicada.

Adeus ao secador, chapinha e babyliss

Porquê? Simples: a alta temperatura desses aparelhos desidrata os fios, deixando-os ainda mais frágeis e quebradiços.

Atenção aos rótulos

As mulheres que estiverem amamentando devem evitar todos os produtos com amônia, chumbo e metais pesados, pois são absorvidos pelo couro cabeludo e, consequentemente, passados para o bebê através do leite materno.

Máscaras milagrosas

Tal como noutras situações, é importante investir em máscaras de tratamento e de hidratação dos fios! Assim, tire um tempinho para você e, uma vez por semana, invista numa máscara capilar para manter a umidade natural do cabelo, fechar as escamas dos fios e devolver a sedosidade ao seu cabelo.